Colonoscopia: mitos e verdades

 em aparelho digestivo

A colonoscopia está entre os exames mais temidos pelos pacientes. Isso é um problema, pois ela é fundamental para o diagnóstico de inúmeras patologias e para fins preventivos.
Na maioria das vezes esse medo é fundamentado em percepções equivocadas sobre o procedimento. Por isso é importante conhecer o que é MITO e o que é VERDADE sobre a colonoscopia.

• O exame é doloroso – MITO
O paciente que é submetido ao exame fica sedado durante o procedimento, sob supervisão contínua de um médico anestesiologista.

• A preparação para o exame pode ser incômoda para alguns – VERDADE
Mesmo assim, o preparo do intestino para a colonoscopia, hoje em dia, é mais fácil do que era no passado, com laxantes eficazes em volumes menores, associados a uma hidratação adequada e medicamentos para náuseas, caso necessário. Pode-se inclusive optar por fazer essa preparação em ambiente hospitalar com toda comodidade e segurança.

• Na ausência de sintomas, a colonoscopia é desnecessária – MITO
Se você já passou de 45 anos e se tem histórico de câncer na família, o exame é necessário mesmo sem sintomas. O câncer de intestino, na maioria das vezes, é silencioso. O rastreamento é necessário.

• Durante o exame pequenos tumores e pólipos podem ser retirados – VERDADE
Pólipos ou pequenos tumores, poderão ser removidos durante o exame, evitando necessidade de um procedimento cirúrgico, inclusive.

• Quem faz uma vez, precisa fazer todo ano – MITO
Em pacientes de baixo risco, com exame prévio normal, a colonoscopia poderá ser repetida em 5 anos com segurança. É importante lembrar que a necessidade de repetição do exame deverá ser individualizada para cada caso.

Um medo muito frequente relacionado à colonoscopia é o da perfuração do intestino, durante o procedimento. No entanto, esse risco é menor que 1 em 1.000 casos.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar