Pacientes pós-bariátricos são grupo de risco para COVID-19?

 em Obesidade

A resposta imediata é não. Nós já sabemos que a obesidade é sim um fator de risco para as formas graves da COVID-19. Sabemos que pacientes obesos, mesmo jovens, são mais propensos a complicações respiratórias e portanto, mais risco de dificuldade de ventilação mecânica, caso seja necessário.
Em contrapartida, pacientes que perderam peso, inclusive os que passaram pela cirurgia bariátrica e metabólica, não são considerados grupo de risco.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, os cuidados dos pacientes bariátricos devem ser os mesmos de uma pessoa normal. Nos pacientes com idade avançada, assim como qualquer pessoa, os cuidados devem ser redobrados.
O paciente que passou pela cirurgia perdeu peso, reduziu as doenças associadas e está com mais saúde. Sua respiração, sistema fisiológico e metabolismo estão melhores do que se estivesse ainda com a obesidade. Os benefícios da cirurgia bariátrica são importantes no enfrentamento de qualquer epidemia.
Se você fez a cirurgia bariátrica, controlou seus problemas, está usando regularmente os medicamentos prescritos por seu cirurgião e faz acompanhamento regular com sua equipe multidisciplinar, você está mais protegido das formas graves.
Mas claro, a COVID-19 é uma doença altamente contagiosa e que pode evoluir com gravidade, por isso, todos devemos manter os cuidados de higiene e isolamento social recomendados.

Dr. Antenor Couto Neto (CRM/GO 14613 | RQE 10469) – Cirurgião do Aparelho Digestivo.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar