Uma insulina realmente rápida
Os pacientes com diabetes que fazem uso das insulinas regulares, ou análogos de ação rápida como humalog, novorapid e apidra , sentem na pele como pode ser complicado ter que aplicar insulina meia hora ou pelo menos 15 minutos antes das refeições.
Ainda mais se você faz contagem de carboidratos, não sabe o quanto ou o que vai comer com esse tempo de antecedência. Daí, se você aplica antes de comer e não come tudo ou a comida demora pra chegar, sofre com a hipoglicemia e se aplica na hora que está comendo ou logo após pode acontecer uma hiperglicemia .
Pais e mães que cuidam dos seus bebês e crianças com diabetes sabem como é difícil prever a quantidade do que eles vão comer na refeição e por muitas vezes não aplicam a insulina antes ou não com a antecedência necessária, preferindo até administrar após a refeição.
Muitas vezes esse descompasso no uso das insulinas de ação rápida , gera hiperglicemias e hipoglicemias pós prandiais, impedindo um controle glicêmico adequado, o que causa frustração no paciente e também no médico assistente.
Na intenção de melhorar o perfil de ação das insulinas rápidas, se aproximando assim da secreção normal de insulina pelo pâncreas, o laboratório Novo Nordisk lançou agora em maio No Brasil , a insulina Fiasp (Faster Insulin Aspart). A Fiasp é a primeira insulina de ação rápida que não tem indicação de dosagem pré-refeição , podendo ser utilizada na hora da refeição ou até 20 minutos após .
Uma excelente novidade no tratamento do diabetes garantindo mais qualidade de vida com mais flexibilidade os pacientes.
Dra. Natália Jatene (CRM/GO: 15792 | RQE: 10306) – Endocrinologista da EGEO.