Artrose e excesso de peso
A obesidade é uma das maiores preocupações modernas, principalmente pelas doenças que podem surgir com ela. A artrose é uma delas e pode ser causada ou agravada pelo excesso de peso, causando dores fortes e dificultando os movimentos.
Os ossos do corpo contam com uma proteção chamada cartilagem e é quando ela se desgasta que acontece a artrose. Este processo pode acontecer por muitos motivos, principalmente por ação mecânica, assim, o excesso de peso contínuo sobre ossos acaba sendo um fator agravante para o quadro. As áreas mais atingidas na artrose relacionada à obesidade costumam ser quadril, joelho, tornozelo e pé – membros inferiores responsáveis por sustentar o peso do corpo. Além disso, o excesso de peso é responsável por “adiantar a doença” que, ao invés de surgir após os 40 anos de idade, aparece por volta dos 25 ou 30 anos.
Para os obesos que desenvolvem artrose, a primeira medida é tentar equilibrar a balança, o que acaba reduzindo o avanço da artrose. Já nos casos mais avançados pode ser necessário tratamento cirúrgico com colocação de próteses articulares. Porém, se o excesso de peso persistir pode acontecer a redução da vida útil das próteses e uma nova cirurgia se torna necessária.