Alimentos antiinflamatórios
Sedentarismo, má alimentação, poucas horas de sono e o estresse do dia a dia contribuem para o aumento dos processos inflamatórios do organismo. E são esses processos que abrem caminho para a maioria das doenças adquiridas ao longo da vida. Rinites e outras alergias respiratórias, alergias dermatológicas, obesidade, colites (inflamações intestinais), artrites e outras tantas “ites” são condições que podem ser agravadas pelo consumo excessivo de alimentos pró-inflamatórios, como farinha branca, açúcar, conservantes, corantes e outras inúmeras toxinas que ingerimos diariamente.
A boa notícia é que o consumo de alguns alimentos somado a mudanças simples nos hábitos de vida podem ajudar nosso corpo a se proteger de invasores externos (vírus, bactérias, fungos), de lesões e outras inflamações agudas ou crônicas que podem surgir pelo caminho.
ALIMENTOS ANTIINFLAMATÓRIOS
Frutas
Uva, abacate, limão, maçã, abacaxi, coco, manga, caju, açaí e frutas de colocarão vermelha.
Temperos
Alho, gengibre, pimenta vermelha, alecrim, açafrão-da-terra, sálvia, orégano, cravo, canela e louro.
Verduras e legumes
Brócolis, pimentão vermelho, cebola, tomate, abóbora, beterraba, espinafre, rúcula, batata doce roxa e manjericão.
Cereais
Lentilha, ervilha, feijão, aveia, cevada, centeio, cereais de milho, amendoim, arroz (preto, vermelho ou integral) e soja.
DICAS
Dormir bem é essencial, pois é na hora do sono que o corpo metaboliza tudo que você fez durante o dia. Além disso, poucas horas prejudicam o sistema imunológico a longo prazo;
Consuma gorduras boas como os ômegas 3 e 6 da chia, gergelim, linhaça e peixes – especialmente de águas frias;
Consumir probióticos, como o Kefir, também auxilia no processo de desinflamação do organismo.
ATENÇÃO
Lembre-se de que não existem “alimentos mágicos”, capazes de resolver problemas de saúde de forma isolada. A mudança nos hábitos de vida, somada a uma alimentação equilibrada e ao consumo dos alimentos citados, é que trará benefícios a logo prazo.