Dor lombar e excesso de peso

 em Fisioterapia

Você sabia que o excesso de peso está diretamente relacionado aos problemas na coluna? Afinal, uma pessoa obesa possui mais gordura acumulada no abdômen, o que sobrecarrega as costas, especialmente na região lombar.
Como consequência disso, diversas doenças podem se desenvolver, o que acaba ocasionando dores, desconforto e perda de qualidade de vida.
Uma pessoa obesa apresenta mais riscos de ter hérnia de disco, pois a obesidade sobrecarrega a coluna vertebral e pressiona os discos localizados entre as vértebras, que protegem os ossos do atrito e permitem a movimentação da estrutura.
Isso acontece quando o disco sai de sua posição normal, o que pode comprimir os nervos e a medula espinhal. Ela é mais comum na região lombar, e a dor é seu primeiro e principal sintoma, a qual se intensifica com a evolução do problema.
A lombalgia apresenta-se como uma das queixas mais frequentes da coluna vertebral e é responsável por parte significativa da demanda nos serviços de saúde, uma vez que esta região recebe uma carga significativa do peso corporal
A dor na região lombar é mais comum entre pessoas obesas, que também podem apresentar uma sensação de queimação e formigamento que se estende para as pernas. Além disso, alterações na postura, frequentes em casos de obesidade, intensificam ainda mais o problema.
A fisioterapia visa o tratamento ou prevenção da dor lombar, devolvendo a funcionalidade e promovendo o bem-estar físico e psíquico do paciente, além disso, as orientações preventivas fornecidas pelo fisioterapeuta visam à redução dos fatores agravantes da lombalgia, tais como a obesidade, o tabagismo, alcoolismo e o sedentarismo.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar