Síndrome da Mulher Maravilha/Superman
Frequentemente recebo em meu consultório pessoas com uma enorme frustração por não conseguirem ter a vida “perfeita”, o que eu caracterizo como Síndrome da Mulher Maravilha/ Superman.
Com as vidas expostas nas redes sociais, as pessoas vendem uma imagem de felicidade ou perfeição e, quando nos deparamos com uma pessoa “normal” e que tem os mesmos problemas cotidianos que temos, nos identificamos.
Todos temos que estar o tempo todo nos adequando a padrões de beleza, padrões financeiros e nos vemos obrigados a manter um equilíbrio emocional inabalável… Quem nunca se deparou com uma live cujo tema era “Livre-se do estresse” mas ficou se perguntando, internamente, como não se estressar diante de tantas exigências?
Vivemos tempos em que não podemos demonstrar nossos pensamentos ou emoções, pois logo já somos julgados ou, no mínimo, questionados. Não podemos mais sentir tristeza, chorar ou simplesmente deixar doer uma situação cotidiana, que já somos rotulados quando, na realidade, a tristeza é uma emoção tão real quanto a alegria.
Somos seres humanos e as emoções estão aí para serem vividas e, SIM, alguns dias vão ser perfeitos e outros não! Você não é menos forte ou menos capaz por viver sua emoção de tristeza ou frustração.
Muitas vezes queremos ostentar um personagem que não é real para suprir o outro e, nesses disfarces, vamos acumulando emoções, que uma hora poderão explodir e se manifestar por meio de doenças ou transtornos mentais.
Você não precisa demonstrar uma força que você não tem, e está tudo bem!
Se você percebe que conciliar tudo isso ou lidar com todas essas situações se tornou um fardo difícil de carregar, procure ajuda profissional!
Um psicólogo certamente vai saber te auxiliar nesse processo de autoconhecimento e você irá aprender a conviver consigo mesmo e com todas as suas emoções!