Maio roxo

 em Saúde

O QUE SÃO?

Chamamos de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) as doenças crônicas que inflamam o trato digestivo. Temos a Colite ulcerativa, que acomete o intestino grosso, e a Doença de Crohn, que pode envolver qualquer ponto do trato gastrointestinal.

QUAIS SÃO AS CAUSAS?

Não há uma explicação única para o desenvolvimento, mas uma das teorias mais aceitas nos diz que um processo possivelmente viral, bacteriano ou alérgico inicialmente inflama o intestino delgado ou grosso e, dependendo da predisposição genética, resulta no desenvolvimento de anticorpos que cronicamente “atacam” o intestino, levando à inflamação.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?

O diagnóstico é baseado na história clínica do paciente, além de exames como colonoscopia, exame radiológico do trânsito intestinal, entre outros.

QUAIS SÃO AS COMPLICAÇÕES?

As DII podem levar a sangramento crônico, diarreia e anemia. Em estágios mais avançados, podem resultar no estreitamento do intestino levando a dores abdominais, cólicas e possivelmente à formação de abscessos (acúmulo de pus dentro da cavidade abdominal, fora do intestino). Tratam-se de doenças potencialmente graves e que podem afetar significativamente a qualidade de vida do paciente e, quando não tratadas de forma correta, podem levar à morte.

EXISTE TRATAMENTO?

Sim! O tratamento deve ser feito por meio de mudanças no estilo de vida (adoção de uma dieta equilibrada, prática de exercícios físico, abandono do tabagismo e álcool) e acompanhamento multidisciplinar, que precisa abranger a parte clínica, com medicamentos para remissão da doença, e também psicológica, uma vez que o estado de saúde mental e emocional do paciente são fatores que podem agravar o quadro.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar