Dia Mundial de Conscientização dos Transtornos Alimentares
Esta data foi criada para conscientização das doenças que envolvem a questão alimentar e também para união de familiares dos profissionais da saúde que atuam na área.
Os transtornos alimentares são distúrbios mentais e físicos caracterizados por um relacionamento pouco saudável com a alimentação, podendo afetar igualmente homens e mulheres, crianças, adolescentes e adultos. Atualmente, estima-se que cerca de 70 milhões de pessoas no mundo sejam afetadas por algum transtorno alimentar.
Os mais citados são: anorexia nervosa (restrição alimentar severa), bulimia nervosa (compulsão alimentar seguida de comportamentos compensatórios, como indução de vômito, uso de laxantes, diuréticos ou exercício físico excessivo) e a compulsão alimentar (comer excessivamente, seguido de culpa exagerada).
Existem tratamentos para os transtornos, que devem ser pensados de acordo com as individualidades de cada paciente, muitas vezes, exigem uso de medicamentos e psicoterapia, além de um acompanhamento multiprofissional.
Precisamos falar sobre transtornos alimentares, observar o comportamento alimentar, acolher e tratar as pessoas que sofrem com essa realidade!