Dia Mundial da Alergia
Você sabia que hoje é o Dia Mundial da Alergia? Então, vamos falar de um quadro que atendemos sempre por aqui: as alergias alimentares!
As alergias alimentares ocorrem devido a uma hiperativação errada do sistema imunológico, em que o organismo reconhece a fração proteica de alguns alimentos como algo “estranho” e gera inúmeras respostas de defesa “exageradas”. Com isso, vários sinais e sintomas são observados imediatamente ou de forma tardia, incluindo náuseas, vômito, diarreia, cólicas, urticárias, dermatites, coceira, rinite, edema laríngeo e, o mais grave, choque anafilático, podendo ser fatal.
Mas, você sabia que de todos os casos de alergias alimentares existentes no mundo, mais de 90% são causadas por um grupo de 8 alimentos?
São eles: o amendoim, soja, peixe, mariscos, leite, ovos, nozes/castanhas e o trigo.
Se você observa sintomas específicos ou inespecíficos após ingerir determinado alimento/preparação, é importante buscar a ajuda de um Alergista para investigação e diagnóstico correto. Após o diagnóstico, é fundamental o acompanhamento com Nutricionista para evitar o consumo e a contaminação cruzada dos alérgenos alimentares!
ATENÇÃO: não saia excluindo alimentos por conta própria de sua dieta sem as devidas orientações de um Profissional, pois essa ação pode trazer consequências negativas à saúde!