Corticoides e antidepressivos engordam: mito ou verdade?

 em Endocrinologia

Todos já ouvimos por aí que alguns medicamentos geram ganho de peso, correto?
A lista desses medicamentos é ampla e abrange corticoides, antidepressivos, antipsicóticos, anticonvulsivantes dentre outros medicamentos… mas será que os quilinhos a mais são mesmo ocasionados por eles??

SIM! Alguns medicamentos podem levar ao aumento de peso e isso se dá por diversos fatores.
O uso dos corticoides, por exemplo, pode trazer como efeito colateral retenção de sódio e água, resultando em edema, podem também aumentar a fome e alterar a distribuição de gordura corporal.

Já nos antidepressivos, observa-se que as mudanças provocadas nos neurotransmissores, podem aumentar o apetite.
A maioria dos antipsicóticos como clozapina, risperidona e a quetiapina também podem levar ao excesso de peso, através de mecanismos ainda não totalmente elucidados.

A boa notícia é que, graças ao avanço da tecnologia, os medicamentos têm apresentado efeitos colaterais cada vez menores. O indicado é que, ao perceber o ganho de peso, você converse com seu médico e, juntos, considerem outras possibilidades de tratamento.

ATENÇÃO
Quero lembrá-los de que nenhum medicamento sozinho é capaz de tratar problemas de saúde, seja ela qual for. A adoção de hábitos de vida mais saudáveis (abandono do tabagismo, diminuição do consumo de álcool, prática regular de exercício físico e boa alimentação) são IMPRESCINDÍVEIS para o sucesso de qualquer tratamento!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar