Fatores que contribuem para o aumento do peso após a cirurgia
HÁBITO DE BELISCAR
A grande maioria dos pacientes com obesidade são acometidos por compulsão alimentar. Como após a cirurgia o volume do estômago diminui, é comum que o paciente coma menos em várias ocasiões, criando o hábito de “beliscar”. O problema é que isso está diretamente ligado à recidiva de peso.
INGESTÃO DE ÁLCOOL
Logo após a cirurgia bariátrica os pacientes devem evitar bebidas alcoólicas pois, além de ser calórico, o álcool pode prejudicar as mucosas do estômago e do intestino, reduzindo a absorção de alguns nutrientes.
BAIXO CONSUMO DE PROTEÍNAS
Um consumo proteico adequado é fundamental para prevenir a perda de massa muscular, tão importante para o emagrecimento, e também para auxiliar na saciedade, evitando assim as “beliscadinhas” ao longo do dia.
SEDENTARISMO
A prática de exercício físico é essencial para auxiliar no emagrecimento após a cirurgia bariátrica, uma vez que acelera o metabolismo e previne a perda de massa magra.
SUPLEMENTAÇÃO INADEQUADA
Sequelas irreparáveis podem ser causadas pelas deficiências nutricionais e devem ser corrigidas com o uso de polivitamínico/mineral, de forma preventiva, por meio de medicamentos orais ou injetáveis.
ABANDONO DO ACOMPANHAMENTO MULTIDISCIPLINAR
Grande parte dos pacientes operados abandona o acompanhamento multidisciplinar após certo período. Com a falta de orientação profissional a consequência acaba sendo o desânimo com a alimentação saudável e retorno aos antigos hábitos.