Será que o arroz com feijão é mesmo o sabotador do emagrecimento?
Durante as minhas consultas, quando faço o recordatóro alimentar do paciente, percebo que a grande maioria possui um certo receio ou leve inibição em relatar as quantidades de arroz e feijão que consomem no dia-a-dia. É comum também relatarem que NÃO comem esses alimentos, como se essa fosse uma mudança positiva, primordial e essencial no processo de emagrecimento.
E isso reforça uma crença bastante errada e muito difundida por aí: de que o arroz e o feijão são grandes os grandes vilões da perda de peso. E, acredite, esse é um grande MITO que não onde surgiu.
Para você ter uma ideia, 100g de arroz cozido que são aproximadamente 4 colheres de sopa, tem cerca de ~125kcal. Já em 100g de feijão cozido, que são aproximadamente 2 conchas pequenas, cerca de ~80kcal. Ou seja, 200g dessa combinação ótima tem aproximadamente 200kcal, o que é pouquíssimo (10% da necessidade diária em quem precise de 2000kcal)!
Então, arroz e feijão são nutritivos, saborosos e NÃO são vilões. E, só por curiosidade, 100g de chocolate tem cerca de ~600kcal. Duas unidades de pão de queijo pequeno (100g), tem cerca de ~360kcal. 100g de amendoim, ~600kcal. As quitandas em geral também são altamente calóricas e devem ser consideradas.
Se você tem tido dificuldades com o processo de emagrecimento, talvez o “sabotador” da sua dieta não seja quem você pensa que é… Consulte um Nutricionista! 😉