Balão intragástrico
O balão intragástrico, ou tratamento endoscópico da obesidade, é uma técnica que consiste na colocação de um balão de silicone extremamente resistente no interior do estômago para diminuir a capacidade interna gástrica e, assim, provocar a saciedade.
Trata-se de um procedimento não cirúrgico realizado por endoscopia, em que o balão é colocado no estômago e depois é preenchido com soro fisiológico. Este procedimento é bastante rápido e feito com sedação na sala de endoscopia digestiva.
O balão é preenchido com 500 ml de líquido azul, chamado de azul de metileno e que, em caso de vazamento ou rompimento, será expelido pela urina que ficará com a cor verde ou azul clara. O paciente poderá ficar com o balão por um período médio de seis meses a um ano (dependendo do fabricante). É indicado para pacientes com sobrepeso e que não possuem indicação de cirurgia ou para os superobesos (IMC acima de 60) que estejam no pré-operatório. É importante ressaltar que este é apenas um tratamento auxiliar, não uma cirurgia, e deve ser temporário. Diferente da cirurgia bariátrica, o balão não provoca mudanças fisiológicas e hormonais capazes de controlar as doenças associadas à obesidade, como diabetes. Desta forma, o procedimento não terá resultados duradouros se, paralelamente, os hábitos alimentares e o estilo de vida do paciente não forem alterados.