Sal sem Sódio

 em Cardiologia

Afinal, o sal sem Sódio é melhor que o sal convencional?

A indústria teve uma boa ideia ao inventar um salgante sem sódio, que contém apenas potássio. O sal sem sódio tem a capacidade de salgar os alimentos sem o acréscimo do elemento que aumenta a pressão arterial de muitos. No entanto, especificamente para o grupo de pessoas hipertensas ou com insuficiência cardíaca, que tomam remédios poupadores de potássio, substituir o sódio pelo salgante com potássio pode ser muito perigoso. O perigo vem porque há um aumento considerável da ingestão de potássio e o excesso desse mineral provoca arritmias cardíacas (batimentos anormais do coração) levando até mesmo à morte.
O excesso de potássio causa fadiga muscular e além disso – e bem mais perigoso – o potássio é um condutor do estímulo elétrico e a descompensação desse mecanismo faz o coração correr risco sério, com arritmias graves.
Apesar de o excesso de sódio, presente em alimentos enlatados, embutidos, fast food, etc., não ser recomendado (para pacientes cardíacos ou não) a ausência deste elemento no organismo pode comprometer várias funções e desencadear desequilíbrios em nosso corpo.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar