Hipoglicemia reativa
Chamamos de hipoglicemia reativa uma condição que normalmente surge entre 1h30min e 3 horas após o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar ou carboidratos.
O consumo excessivo de açúcar em um curto período de tempo faz com que o organismo produza e libere muita insulina para equilibrar os níveis de açúcar no sangue, no entanto, a insulina produzida acaba retirando mais glicose do sangue do que deveria, sendo caracterizado um quadro de hipoglicemia.
SINTOMAS
Dor de cabeça;
Enjoos
Suor frio;
Tonturas;
Cansaço (principalmente mental);
Tremores;
Palpitações;
Aumento no desejo de comer doces (forma encontrada pelo nosso corpo de reaver a glicose perdida). CAUSAS E TRATAMENTO
A hipoglicemia reativa não é considerada uma doença e, sim, uma reação normal do nosso organismo ao ter as taxas de açúcar muito elevadas. No entanto, o quadro deve ser tratado com atenção, pois pode ser ocasionado também pelo estado de pré-diabetes, intolerância à frutose, galactosemina (doença genética em que o paciente possui intolerância à galactose, não podendo consumir leite e derivados, por exemplo), sensibilidade à leucina (um aminoácido) e pela síndrome de Dumping (comum em pacientes que se submeteram à Gastroplastia).
A solução para a hipoglicemia reativa exige a investigação e tratamento dessas condições, além de cuidados com a alimentação, que deve ser pobre em açúcares e carboidratos refinados, dando preferência a carboidratos de alto índice glicêmico.