Hipotireoidismo e ganho de peso

 em Endecrionologia

A glândula tireoide está presente tanto nos homens quanto nas mulheres e é localizada na parte anterior do pescoço. A glândula regula as funções de órgãos importantes, como o coração, o cérebro, o fígado e os rins, além de produzir os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). A tireoide está intimamente ligada ao metabolismo e, de forma simplificada, são esses hormônios que regulam o consumo de calorias.
Quando a tireoide não funciona de maneira correta, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo,  ou em excesso, ocasionando o hipertireoidismo.

DISFUNÇÕES NA TIREOIDE E AUMENTO DE PESO

Os hormônios tireoideanos (T3 e T4 ) são essenciais para nosso metabolismo. No hipotireoidismo, devido à sua falta, acontece redução dos batimentos cardíacos, hipertensão, sonolência e fadiga o que reduz o gasto calórico e pode dificultar a perda de peso. Além disso um leve ganho de peso (cerca de 2 a 3 kg) pode acontecer por conta do edema, típico da doença.
Após o diagnóstico é necessário que os pacientes procurem o tratamento correto, não apenas para tratar a disfunção, mas para corrigir o metabolismo. Nesse processo é necessário entender todo o quadro de saúde, e não apenas a tireoide.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar