Recidiva de peso
Voltar a engordar, o que chamamos de recidiva de peso, é uma grande preocupação entre os pacientes que se submetem à cirurgia bariátrica. É comum e aceitável que os pacientes recuperem entre 10% e 15% do peso perdido após o procedimento. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) considera como falha no tratamento os pacientes que recuperam acima de 50% do peso perdido ou que voltam a ter algumas doenças associadas ao excesso de peso, como o diabetes tipo 2, hipertensão, dislipidemia (colesterol alto) e outras.
POR QUE O PACIENTE VOLTA A ENGORDAR?
Como sempre ressaltamos aqui, a obesidade é uma doença para a qual não existe cura, apenas controle. Assim, diversos motivos podem explicar a recidiva de peso, como alterações hormonais e metabólicas, fatores fisiológicos, transtornos mentais (como a depressão), perda do estímulo mas, na maioria dos casos, a volta do excesso de peso está associada à retomada de antigos hábitos de vida, como a alimentação inadequada e falta de atividade física.
EVITANDO A RECIDIVA DE PESO
Apesar de soar repetitivo, só é possível combater a obesidade com mudanças severas no estilo de vida. A cirurgia deve ser encarada como o primeiro passo para uma transformação completa e profunda na relação que se tem com a alimentação e a prática constante de exercícios físicos não deve ser uma opção, mas um hábito diário. Além disso, o acompanhamento periódico com a equipe multidisciplinar não pode ser negligenciado.