Maio Roxo: Doenças Inflamatórias Intestinais
Instituído como maio roxo, este mês tem o objetivo de conscientizar a população sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), como a retocolite ulcerativa e a doença de Crhon.
As DII são consideradas doenças crônicas, ligadas a fatores genéticos, autoimunes, emocionais e ao estilo de vida: tabagismo, sedentarismo e alimentação desequilibrada.
A doença de Crohn pode se manifestar em qualquer parte do tubo digestivo (desde a cavidade oral até a região anal) sendo mais comum no final do intestino delgado e do intestino grosso, enquanto a retocolite atinge exclusivamente a mucosa que reveste o intestino grosso e provoca lesões contínuas nas áreas em que se manifesta.
SINTOMAS
Diarreia líquida frequente;
Fortes dores abdominais;
Feridas na boca;
Fezes com sangue ou muco;
Perda acentuada de peso sem explicação;
Febres e comprometimento da saúde como um todo.
Quando não tratadas, as DII interferem negativamente na rotina e qualidade de vida dos pacientes, além de representarem maior risco de câncer colorretal em relação à população sem a doença.
Assim, a colonoscopia é o melhor método para diagnosticar e tratar lesões potencialmente cancerosas relacionadas às doenças.
O tratamento das DII é, geralmente, feito pelo Proctologista e, quando há sintomas gástricos acentuados, o Gastroenterologista também deve ser consultado.