A Cirurgia Bariátrica e Metabólica auxilia no tratamento do Diabetes?
O dia 14 de novembro, é instituído como o Dia Mundial do Diabetes. Aproveitamos a data para tratar de uma dúvida que é muito comum entre os pacientes:
O Diabetes tipo 2 tem como causa principal o aumento da gordura abdominal. O acúmulo de gordura gera um processo inflamatório que aumenta a resistência do organismo à ação da insulina e faz com que o pâncreas precise produzi-la em quantidades cada vez maiores, para tentar vencer tal resistência. O pâncreas, então, aumenta a produção de insulina para vencer esta resistência à sua ação e, consequentemente, vai sofrendo morte celular até que a insulina produzida não é mais suficiente e a glicemia aumenta.
O Diabetes tipo 2 pode ser evitado e a melhor forma de prevenção é manter hábitos de vida saudáveis e um peso adequado. No entanto, quando o diagnóstico da doença estiver confirmado existem alguns tipos de tratamento clínico que são recomendados, conforme orientação médica.
Quando a obesidade estiver presente, junto com o Diabetes tipo 2, a Cirurgia Bariátrica e Metabólica passa a ser uma opção bastante eficaz no tratamento de ambas. Consulte o seu medico.