Abuso psicológico: você já foi vítima?
Certamente você já foi vítima de abuso psicológico, mas deixou de lado por pensar que estava exagerando ou que era apenas uma “brincadeirinha” do outro.
Ao contrário do que imaginamos, o abuso psicológico não vem apenas como xingamentos, ofensas ou ameaças, mas na forma “brincadeirinhas inofensivas”, criticas ou ironias. Assim, muitas vezes acabamos sendo vítimas por não saber identificá-lo.
Por serem difíceis de interpretar, os sinais da violência psicológica podem causar ansiedade, estresse, baixa autoestima, ansiedade, retraimento social e até mesmo depressão.
Com a saúde mental comprometida, o abusado muitas vezes tem dificuldades de relacionamento, se autodeprecia, tem dificuldade em sentir prazer e tem pensamentos de desvalia ou desamor.
Mas, afinal o que é violência psicológica?
Frieza emocional, hostilidade, críticas ou opiniões ignoradas, geralmente praticadas por pessoas que nos amam; amigos e familiares. Como esse cenário é praticado ao longo de uma vida, acabam construindo o que chamamos de relacionamentos abusivos.
Sim, ao ler esse texto você deve ter se lembrado de alguma relação tóxica muito próxima de você. Não raro, nos separamos com pais que são abusivos com os filhos, parceiros abusivos ou amigos acabam se tornam tóxicos.
Antes de tudo, precisamos avaliar nossas relações e a responsabilidade que temos ao lançar sobre o outro uma crítica, “brincadeira” ou piada que pode, ao longo de uma vida, gerar transtornos psicológicos irreparáveis.
Pense nisso!