AFINAL, O QUE É A SÍNDROME METABÓLICA?

 em Endecrionologia

Na década de 80, um pesquisador chamado Reaven, observou que doenças frequentes como hipertensão, alterações na glicose e no colesterol estavam, muitas vezes, associadas à obesidade. E mais que isso, estas condições estavam unidas por um elo de ligação comum, chamado resistência insulínica. Assim, a Síndrome Metabólica corresponde a um conjunto de doenças cuja base é a resistência insulínica.

RESISTÊNCIA INSULÍNICA

A insulina é o hormônio responsável por retirar a glicose do sangue e levá-la às células do nosso organismo e sua ação da insulina é fundamental para o funcionamento do organismo. Porém, a insulina também é responsável por inúmeras outras ações no organismo participando, por exemplo, do metabolismo das gorduras. Resistência insulínica corresponde então a uma dificuldade desse hormônio em exercer suas ações. Geralmente ocorre associada à obesidade, sendo esta a forma mais comum de resistência.

E VOCÊ, TEM SÍNDROME METABÓLICA?

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a Síndrome Metabólica ocorre quando estão presentes pelo menos três dos cinco critérios abaixo:

Obesidade central: circunferência da cintura superior a 88 cm na mulher e 102 cm no homem;

Hipertensão Arterial;

Glicemia alterada ou diagnóstico de Diabetes;

Triglicerídeos ou HDL colesterol alterados.

TRATAMENTO

Pelo fato de a Síndrome Metabólica estar associada a doenças cardiovasculares é fundamental que seja adotado um estilo de vida saudável, evitando fumo, realizando atividades físicas e perdendo peso. Em alguns casos o uso de medicação também é necessário.

A EGEO conta com profissionais especializados no tratamento da Síndrome Metabólica e seus desdobramentos.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar