ALTERAÇÕES ORTOPÉDICAS E SOBREPESO

 em Fisioterapia

Pacientes obesos são frequentemente acometidos por alterações ortopédicas devido ao excesso de peso. O sobrepeso ocasiona a diminuição da mobilidade articular, redução na capacidade funcional, perda da agilidade e, em casos mais severos, a total incapacidade de locomoção.
A sobrecarga nas articulações, associada à fraqueza muscular, gera instabilidade corporal, o que faz com que o eixo de equilíbrio se modifique e provoque novos comprometimentos. Dificultando desde as atividades simples, como ficar em pé ou subir escadas, até as mais vigorosas, como a corrida.
As patologias mais comuns relacionadas à obesidade são as lombalgias (dores na coluna lombar) as tendinites (inflamações dos tendões) e as famosas artrites e artroses, que afetam principalmente os quadris e joelhos, além da sobrecarga e desarranjos na região dos tornozelos e pés.
A melhora desse quadro é antiga e conhecida por todos: iniciar ou aumentar a rotina da prática de atividade física. No entanto, para quem está acima do peso, alguns cuidados se fazem necessários para não gerar ainda mais danos às articulações lesionadas. Assim, é de extrema importância iniciar um trabalho de fortalecimento muscular moderado, com acompanhamento do Fisioterapeuta, para que os desarranjos músculo-esqueléticos sejam sanados e para que se restabeleça a harmonia articular e haja melhora nos sintomas dolorosos.

Leiliane S. R. Costa (CREFITO: 213472 – F) – Fisioterapeuta na EGEO.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar