Bariátrica: da consulta à cirurgia
Desde que o paciente chega no consultório em busca de informações sobre a cirurgia bariátrica até o procedimento cirúrgico em si, existe um caminho a ser percorrido, que não é tão longo como muitos pensam, mas é necessário e essencial para os bons resultados de longo prazo.
Inicialmente, acolhemos nossos pacientes e nos dedicamos a conhecer suas histórias. Também é neste momento que explicamos sobre a cirurgia e seus inúmeros benéficos. Realizamos um exame físico detalhado e exames complementares para avaliação do estado de saúde geral, detectando as doenças que estejam relacionadas ao excesso de peso.
Após os exames, o paciente deve passar pela avaliação do cardiologista, endocrinologista, fonoaudiólogo psicóloga e nutricionista (quando necessário, a avaliação de outros profissionais, como Psiquiatra, Ortopedista ou Pneumologista pode ser solicitada). Todos esses profissionais têm um papel importante na avaliação e preparo do paciente para a cirurgia. Cada um deles deve emitir um relatório de sua avaliação, liberando o paciente para o procedimento. Esses relatórios são enviados aos convênios, junto com os exames e relatório médico detalhado do cirurgião bariátrico.
Durante todo o processo, discutimos com o paciente os seus problemas de saúde e as técnicas cirúrgicas disponíveis, definindo aquela que se aplica melhor ao seu caso.
Todo o preparo pré-operatório dura, em média, 45 dias (lembrando que cada caso é único e que esse tempo pode variar para mais ou para menos) e deve ser feito de forma criteriosa, para uma melhor segurança e resultados efetivos.