Cirurgia Bariátrica e Osteoporose

 em Endocrinologia

A cirurgia bariátrica mais realizada no Brasil é o bypass, técnica cirúrgica que consiste em reduzir o estômago e desviar parte do intestino (duodeno e jejuno proximal).
Justamente a parte intestinal desviada, é a responsável pela absorção de nutrientes essenciais para saúde do esqueleto, como o cálcio .
A absorção da vitamina D também fica prejudicava devido à má absorção de gorduras, que ocorre por uma ação local reduzida da bile e de enzimas pancreáticas .

A perda de peso também altera o metabolismo ósseo, aumentando a sua reabsorção. Todos esses fatores: falta de cálcio, vitamina D, má absorção de gorduras e aumento da reabsorção óssea podem levar à perda de massa óssea, a conhecida osteoporose .

A osteoporose aumenta chance de fraturas espontâneas após traumas, assim, os pacientes pós-bariátricos, têm um risco até 30% maior de osteoporose, segundo alguns estudos.

Por isso, enfatizamos a importância de uma alimentação equilibrada e a suplementação de vitaminas adequada no pré e pós-operatório, além de acompanhamento periódico com médico especialista.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar