Cirurgia de correção de hérnias
A hérnia abdominal acontece quando algum órgão da cavidade abdominal consegue ultrapassar o músculo da barriga, formando um saco hernário.
A presença de uma hérnia abdominal é notada devido à existência de um inchaço ou um caroço na região da barriga, principalmente na região acima do umbigo, dentro do umbigo ou na virilha.
A única forma efetiva de se tratar uma hérnia abdominal é por meio de uma cirurgia. O procedimento cirúrgico consiste em reposicionar o órgão no seu devido lugar (cavidade abdominal) e realizar o fechamento do defeito (buraco ou anel herniário). Este fechamento pode ser realizado por meio de sutura (pontos cirúrgicos) ou por sutura e a colocação de uma tela para reforçar a região.
Em pacientes sintomáticos a cirurgia deve ser realizada o mais breve possível, a fim de melhorar os sintomas e evitar complicações. Sem o tratamento adequado, a doença pode progredir e exigir uma cirurgia de urgência, em caso de encarceramento ou estrangulamento do órgão, causando até risco de morte.