Colelitíase: cálculos na vesícula
A colelitíase, comumente chamada de pedra na vesícula, acontece quando há a formação de cálculos (pedras) na vesícula biliar.
A vesícula é um pequeno órgão em formato de saco que fica logo abaixo do fígado e sua função é armazenar a bile, um líquido que é despejado no intestino para ajudar na digestão de gorduras.
Os cálculos se formam devido a um desequilíbrio na concentração das substâncias que compõe a bile (sais, colesteróis, cálcio, bilirrubina, etc.). Muitas vezes a colelitíase não apresenta sintomas e isto acontece porque as pedras podem ser poucas e pequenas para que produzam sinais de sua presença. Entretanto, quando existem pedras grandes, muitas pedras pequenas ou quando alguma delas entra no ducto biliar e o bloqueia, os sintomas aparecem.
O principal deles é a dor abdominal forte do lado direito do corpo, que é causada pela contração do órgão ao tentar expelir o cálculo do ducto biliar (cólica biliar). Outro problema grave ocasionado pelo movimento dos cálculos é a pacreatite (inflamação do pâncreas), que ocorre quando estes cálculos ficam estacionados no ducto pancreático.
Independente da quantidade ou tamanho dos cálculos.
O tratamento da colelitíase é sempre cirúrgico, a fim de evitar maiores complicações e dores para o paciente.