Como aumentar a sua saciedade
Você sabia que a sensação de fome está diretamente ligada ao intestino?
É lá que produzimos os hormônios que regulam nosso apetite e que dizem ao nosso cérebro para comer menos e gastar mais calorias, um deles é a leptina.
A leptina é produzida nas células de gordura, o que significa que quanto maior a quantidade de gordura corporal, maior a quantidade deste hormônio. Porém, após um certo ponto, nosso corpo cria resistência à ação da leptina e nosso cérebro já não consegue mais “ler” os seus sinais, entrando numa condição que chamamos de resistência à leptina.
Para reverter a situação e aumentar a sensibilidade à leptina, que é um dos hormônios que participa ativamente do processo de emagrecimento, há algumas medidas simples que podem ser adotadas, como:
Sempre adicionar uma fonte de proteína às refeições;
Comer legumes e verduras no almoço e no jantar;
Adicionar sementes aos lanches;
Ingerir gorduras boas;
Optar por alimentos integrais sempre que puder.
É importante ressaltar que a saciedade é uma sensação produzida no sistema nervoso central, assim, ao detectar uma quantidade adequada de nutrientes nosso cérebro entende que não precisa mais comer. Ou seja, escolher os nutrientes corretos é a grande chave para se sentir satisfeito por mais tempo e, consequentemente, perder peso!
O acompanhamento nutricional pode ajudá-lo nessas escolhas. Conte conosco!