Dia Mundial da Saúde
Um estudo feito pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) revela que o gasto com casos de câncer relacionados à obesidade entre adultos ficou em R$ 1,4 bilhão do total de 3,5 bilhões aplicados em 2018 pelo governo federal no tratamento da doença na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
ALGUNS DADOS ALARMANTES
O resultado evidencia quanto o excesso de peso contribui para os diversos tipos de cânceres associados à obesidade. O estudo do Inca mostrou que, no câncer de endométrio (corpo do útero), por exemplo, o índice ficou em torno de 24%. Ou seja, 24% dos cânceres do endométrio no Brasil, são devido ao excesso de peso. Isso significa que, a cada quatro cânceres do endométrio, um é devido ao excesso de peso.
No câncer de mama, a obesidade contribui com 5%; no câncer colorretal, com 1,8%; no câncer de vesícula biliar, com 8%; no câncer do final do esôfago, com, 16%; no câncer de próstata avançado, com 2,5%.
Deste modo, se o excesso de peso for eliminado entre os brasileiros, pode haver menos 5% de casos de câncer de mama, menos 25% dos casos de câncer do endométrio e assim por diante.
O QUE VOCÊ TEM FEITO PELA SUA SAÚDE?
Neste dia, que é instituído como o Dia Mundial da Saúde, queremos perguntar a você: o que você tem feito para cuidar da sua saúde? Como está a sua alimentação, seu peso, sua pratica de atividade física, sua saúde mental e emocional?
(Fonte: Agência Brasil)