Dia Mundial de Combate à Obesidade Infantil
A obesidade infantil já é considerada uma epidemia mundial. Além dos fatores genéticos, as telas dos smartphones e dos videogames, aliados à baixa qualidade nutricional dos alimentos consumidos e à falta de exercícios físicos, contribuem para que a obesidade infantil atinja patamares assustadores.
Segundo dados divulgados pela Organização Internacional World Obesity, atualmente cerca de 158 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos convivem com o excesso de peso, e esse número deve aumentar para 254 milhões em 2030 em todo o mundo.
O Dia da Conscientização Contra a Obesidade Infantil, celebrado hoje, tem o objetivo de alertar sobre os riscos da doença e os cuidados necessários para combater esse mal.
A QUARENTENA PODE SER UMA ALIADA
Em meio à pandemia que estamos vivendo, atividade física e alimentação saudável podem até parecer metas impossíveis. Porém, podem ser uma boa oportunidade de criar bons hábitos. Para muitos pais que estão em home office, esse pode ser um momento ideal para se aproximar da criança e criar hábitos saudáveis e, consequentemente, estreitar o relacionamento de parceria e confiança.
DICAS VALIOSAS
As crianças precisam de rotina, inclusive na hora de comer: horários estabelecidos para as refeições ajudam a diminuir a chance de beliscar besteiras nos intervalos entre as refeições;
Crianças não fazem compras: lembre-se de que todos os alimentos disponíveis em sua casa são comprados por você. Assim, a família é totalmente responsável por tudo o que a criança ingere;
A família é e sempre será o maior exemplo a ser seguido. Atente-se também à relação que você tem com a alimentação;
Comer um alimento de desejo de vez em quando não é o problema, desde que isso não se torne rotina;
Deixar frutas à disposição e ao alcance da criança é uma ótima dica para incentivar a alimentação saudável.