Dia Mundial de Combate ao AVC

 em Cardiologia

O Acidente Vascular Cerebral ocorre quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. Atualmente, o AVC é a segunda causa de morte em todo o mundo, inclusive no Brasil.
Este ano, a campanha do Dia Mundial de Combate ao AVC, celebrado hoje, trata da prevenção e tem como tema: “Não deixe que seja você”, a iniciativa visa aumentar a conscientização sobre o risco individual de AVC e instruir ao máximo a população com informações e ferramentas de atenção que podem evitar mortes e sequelas.

O AVC pode acometer qualquer pessoa em qualquer faixa etária, no entanto, alguns fatores de risco são controláveis:

Hipertensão arterial;

Colesterol alto;

Excesso de peso;

Diabetes não controlado;

Sedentarismo;

Tabagismo;

Fibrilação atrial.

A Organização Mundial em AVC (World Stroke Organization – WSO), traz ainda o alerta de que o risco de AVC ao longo da vida aumentou e, devido aos hábitos de vida nocivos adotados mundialmente, a estimativa é de que uma, em quatro pessoas, seja acometida pela doença.
Ser fisicamente ativo, praticando atividade física regular, manter uma dieta saudável e equilibrada, limitar o consumo de álcool, abandonar o cigarro e controlar o peso, são pequenas mudanças que minimizam os riscos da doença e das sequelas deixadas por ela.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar