Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

 em Cardiologia

O dia 26 de abril é instituído como o Dia Nacional de Combate à Hipertensão. Também conhecida como pressão alta, a doença ocorre quando a pressão do sangue, causada pela força de contração do coração nas paredes das artérias para impulsionar o sangue para todo o corpo, se eleva. A elevação crônica de pressão sobre o sistema circulatório, com o passar dos anos, pode gerar uma sobrecarga no coração que tenta se adaptar inicialmente, porém, com o tempo, se torna dilatado e mais fraco.
A hipertensão é a maior doença crônica não transmissível e é uma das principais causas de morte, atingindo entre 20% e 35% da população adulta na América Latina. Entre as principais causas para a doença estão fatores genéticos e ambientais como o consumo em excesso de sal, sedentarismo, álcool, estresse elevado e obesidade.

OBESIDADE E HIPERTENSÃO

A obesidade é um fator importante na piora do quadro de hipertensão e a cirurgia bariátrica é uma possibilidade de tratamento para estes pacientes.
Um estudo chamado Gateway apontou que a cirurgia bariátrica pode ser mais eficaz do que o uso de medicamentos isoladamente para o tratamento de pacientes com obesidade e hipertensão a longo prazo. Enquanto a cirurgia bariátrica é responsável pela remissão da hipertensão em 40,9% dos pacientes operados avaliados após um período de três anos, a remissão entre os pacientes submetidos ao tratamento clínico foi de 2,5%.

PREVENÇÃO

Cerca de 90% das pessoas que têm pressão alta não são sintomáticas. Assim, é importante ir ao Cardiologista anualmente após os 30 anos de idade ou antes, nos casos em que há predisposição genética, excesso de pesos e outros problemas de saúde. Além disso, perder peso, fazer atividades regulares e diminuir o sal na dieta podem trazer benefícios para manter a doença afastada.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar