É possível que o estômago volte a dilatar após a Cirurgia Bariátrica?

 em Obesidade

Durante o processo de alimentação o estômago sofre uma distensão com aumento de seu volume chegando a caber até 1500 ml em pessoas normais e até 4000 ml em casos extremos. A acomodação do conteúdo durante a alimentação ocorre devido ao fato de que o órgão é, basicamente, composto por duas partes: a pequena curvatura, que é mais espessa e rígida, e por uma parte flexível que consegue se distender e, assim, acomodar os alimentos: a grande curvatura.
Na técnica cirúrgica chamada Sleeve o estômago é cortado no sentido vertical, sendo que a parte desprezada é justamente a que possui maior capacidade de dilatação, enquanto a parte mantida para formar o novo órgão é basicamente formada pela parte que possui pouca capacidade de distensível.
Já na técnica cirúrgica chamada de Bypass, o novo estômago também é confeccionado com uma pequena porção da pequena curvatura e, portanto, pouco propenso à dilatação. O diâmetro do novo estômago é igual ao sleeve e a restrição à passagem de alimentos é dada pela estreita emenda (anastomose) entre o novo estômago e o intestino. Assim, a probabilidade de haver uma nova dilatação do órgão é pequena.

Postagens Recomendadas
Mostrando 4 comentários
  • Viviane
    Responder

    Se não há mais a possibilidade de dilatação do estômago após a cirurgia, porque pode ocorrer então o reganho de peso ?

    • Wanessa Correa
      Responder

      Olá, Viviane. Que bom tê-la por aqui!
      O problema da obesidade não é apenas no estômago. A recidiva de peso acontece por vários mecanismos, basicamente porque há balanço calórico positivo ( não se gasta o que se come ) e, após perda de grande quantidade de peso, o metabolismo basal se reduz. Se não seguir com dieta e exercício físico, fazendo déficit calórico, acontece o reganho de peso .

      • Lorena Teixeira
        Responder

        Minha irmã pesava 114k fez a bariátrica e agora pesa 120k. Como deve estar o estômago dela? Será que dilatou? Pode arrebentar? Por favor me expliquem

        • Wanessa Correa
          Responder

          Olá! É uma satisfação tê-la por aqui! É importante que seja realizada uma endoscopia para avaliação

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar