Gordura visceral
Chamamos de gordura visceral a gordura que se acumula nas camadas profundas do abdômen e que envolvem os órgãos internos como é o caso do coração, fígado, estômago, rins, intestinos e pâncreas.
A função da gordura visceral é proteger os órgãos do aparelho digestivo, porém, quando o nível deste “depósito” cresce e ultrapassa os limites é necessário ter cuidado.
Gordura visceral e peso corporal
Ao contrário do que muitos imaginam, o alto nível de gordura visceral não é uma condição que apenas os obesos ou indivíduos com sobrepeso enfrentam. Pessoas consideradas “magras” também podem apresentar o níveis de gordura visceral altos.
Riscos
A obesidade visceral está associada a fatores de risco cardiovascular (hipertensão, dislipidemia, etc.), ao Diabetes tipo 2 , desarranjos metabólicos, hormonais e a uma infinidade de outras doenças.
Diagnóstico e tratamento
Por meio de medições que estabelecem a proporcionalidade entre quadril e abdômen e pelo exame de Bioimpedância consegue-se mensurar a quantidade de gordura visceral.
A partir destes resultados o tratamento, que envolve prática regular de atividade física, mudança nos hábitos de vida e dieta, é traçado.