H. pylori

 em aparelho digestivo

H. pylori, ou Helicobacter pylori, é uma bactéria que se aloja no estômago ou intestino e prejudica a barreira protetora desses órgãos, estimulando sua erosão, inflamação, além de aumentar o risco para o desenvolvimento de úlceras e câncer.
A infecção pela bactéria H. pylori é muito comum e existem indícios de que se pode pegá-la através da saliva ou do contato oral com água e alimentos que tiveram contato com fezes contaminadas, entretanto, a sua transmissão ainda não foi totalmente esclarecida. Assim, para prevenir esta infecção, é muito importante ter cuidados com higiene, como lavar as mãos antes de comer e após ir ao banheiro, além de evitar dividir talheres e copos com outras pessoas.

SINTOMAS

Dor ou sensação de queimação no estômago;
Falta de apetite;
Vômitos;
Fezes com sangue e anemia, como consequência da erosão das paredes do estômago ou do intestino.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da presença de H. pylori é feito por meio da endoscopia, onde se retira uma amostra de tecido do estômago ou duodeno, e com a qual podem ser feitos testes de detecção da bactéria, como o teste da urease, cultura ou avaliação do tecido.

TRATAMENTO

Para que a H. pylori seja eliminada do trato digestivo, são utilizados antibióticos associados a protetores estomacais e cuidados com a alimentação, dado que as paredes do órgão podem estar lesadas.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar