Jejum intermitente x Cirurgia bariátrica
O paciente pós-bariátrica possui uma baixa tolerância a maiores volumes de alimentos, logo, para que consigamos mantê-los bem nutridos, é necessário um maior fracionamento do número de refeições. E, caso o jejum intermitente (JI) seja realizado, a “janela alimentar” desse paciente poderá ficar prejudicada e, com isso, o consumo dos macros e micronutrientes provavelmente não será suficiente, ainda que a suplementação necessária seja feita de forma adequada.
Também sabemos que os resultados no emagrecimento, a médio e longo prazo, do JI são semelhantes aos de uma dieta com fracionamento normal (desde que a restrição calórica e consumo proteico sejam iguais ao final do dia). Assim, não há sentido em dar preferência a jejuns prolongados nas condições da cirurgia bariátrica.
Sendo assim, você que fez cirurgia bariátrica, antes de iniciar o JI ou qualquer outra estratégia nutricional para potencializar seus resultados no emagrecimento, procure um Nutricionista para receber uma orientação individualizada. Caso você acredite que seu organismo responda melhor aí Jejum intermitente, veja sob o olhar do profissional se há, ou não, a possibilidade de uma adequação!