Mitos e verdades sobre a alimentação do diabético

 em Endocrinologia
Para encerrar a Semana Mundial do Diabetes gostaríamos de falar de falar sobre mitos e verdades que envolvem a doença. Antes de tudo é necessário explicar que o diabetes, seja o tipo 1 ou 2, é uma doença crônica, ou seja, não existe cura, apenas controle. Enquanto o tipo 1 é causado por fatores genéticos, o tipo 2 é uma doença multifatorial ocasionada por distúrbios genéticos, má alimentação, sedentarismo e outros. Assim, hábitos de vida saudáveis podem mantê-lo afastado!

1. Comer muito açúcar causa diabetes?
Mito! O açúcar não provoca o diabetes, no entanto, uma alimentação rica em açúcares contribui para o excesso de peso que, por sua vez, pode ocasionar o diabetes tipo 2 e a resistência insulínica.

2. Pessoas com diabetes devem comer alimentos especiais para diabéticos?
Mito! Os pacientes diabéticos podem, e devem, ter uma alimentação normal – ou seja, saudável – pobre em alimentos ultraprocessados, açúcares, carboidratos refinados e gorduras.

3. O paciente diabético deve evitar alimentos ricos em amido, como pão, batata e massas?
Verdade! O consumo de carboidratos deve estar contextualizado em um plano alimentar individualizado. Entretanto, estes alimentos não são proibidos, desde que a doença esteja controlada.

4. Pessoas com diabetes não podem comer doces ou chocolate?
Mito! Existem versões de chocolates e outros doces específicos para o paciente diabético e é importante ressaltar que, mesmo os doces dietéticos, devem ser consumidos com cuidado por também possuírem carboidratos.

5. Frutas são “comida saudável”, então posso comer o quanto quiser?
Mito! As frutas também são fonte de carboidrato, então, o consumo também varia de acordo com cada caso e deve estar enquadrado em um plano alimentar individualizado.

Andréa Menezes (CRN: 2080) – Nutricionista na EGEO.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar