Novembro Azul
A campanha do Outubro Rosa, que foca na prevenção ao câncer de mama, já é bastante conhecida, e muita gente se empenha em incentivar as mulheres a cuidarem da própria saúde. Mas… e a saúde masculina?
O Câncer de Próstata é o 2° tipo de câncer que mais acomete os homens brasileiros. Dados do Instituto Nacional do Câncer apontam que, somente em 2018, 68 mil novos casos da doença surgirão e a doença será o motivo de, aproximadamente, 13 mil óbitos.
Infelizmente, a evolução da doença é silenciosa e, quando alguns sinais começam a aparecer, 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Assim, a forma mais eficiente de prevenção, é a realização do exame Antígeno Prostático Específico (PSA) anualmente a partir dos 50 anos ou, após os 45, quando há casos de câncer de próstata na família. Quando há alterações neste exame, que é feito a partir de uma pequena amostra de sangue, é que o estigmatizado exame de toque é solicitado pelo médico.
Apesar de ser considerada uma “doença silenciosa”, alguns sintomas merecem atenção especial e uma consulta ao Urologista:
Sensação de que a bexiga não esvaziou completamente e a vontade de urinar persiste;
Dificuldade de iniciar a passagem da urina e interromper o ato de urinar;
Necessidade de fazer força para manter o jato de urina;
Dor na pélvis (abaixo dos testículos); Problemas em conseguir ou manter a ereção;
Sangue na urina ou no esperma;
Sangramento pela uretra.
Cuidar de sua saúde é algo que somente você pode fazer por si mesmo! O Câncer de Próstata é tratável e as chances de cura, quando a doença é descoberta ainda em seus estágios iniciais, é grande.