O consumo de proteínas após a cirurgia bariátrica

 em alimentação

Muitos pacientes que irão se submeter à cirurgia bariátrica preocupam-se com as mudanças que sofrerão em suas rotinas após o procedimento e, como sempre ressaltamos, as mudanças nos hábitos alimentares são de fundamental importância, não apenas para o emagrecimento, mas para a manutenção da saúde.
Quando a anatomia do estômago é modificada a capacidade gástrica é diminuía e, como consequência, há uma menor produção de ácido e menor contato com sucos digestivos, ocasionando uma alteração na digestão dos alimentos. Deste modo, o consumo de proteínas deve ser readequado para o paciente pós-bariátrico, uma vez que sua deficiência ocasiona problemas como a atrofia muscular, unhas e cabelos opacos e quebradiços, anemias, diarréias constantes e outros incômodos.
O indicado é que os pacientes do sexo feminino façam a ingestão de, no mínimo, 80g de proteína por dia e, para os homens, 100g/dia.

DICAS PARA AJUSTAR SEU CONSUMO PROTEICO

Planeje suas refeições;

Comece consumindo a proteína. Assim, se ficar saciado, deixará sobrar outros alimentos;

Pense em opções proteicas fáceis de fazer e possíveis de transportar: ovos, quibe assado, hambúrguer caseiro, cubos de queijo, espetinhos de carne/frango ou queijo, atum, patê de grão de bico;

Há varias opções de iogurtes com maior teor proteico, eles podem lhe ajudar a acertar a quantidade diária consumida;

Substitua o arroz por quinoa;

Inclua ervilha, lentilha, grão de bico ou feijão nas saladas.

Lembre-se de que o acompanhamento Nutricional é importante para evitar os problemas ocasionados pelo déficit protéico e, quando necessário, o uso de suplementos também pode ser recomendado.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar