O papel da Fisioterapia na Cirurgia Bariátrica
A fisioterapia exerce um papel fundamental do pré ao pós-operatório, apoiando o paciente em sua recuperação e contribuindo para o sucesso da Cirurgia Bariátrica.
Nos pacientes obesos, a mecânica respiratória pode estar comprometida favorecendo o desenvolvimento de complicações respiratórias, principalmente quando associada à cirurgias, anestesias e permanência prolongada no leito. Desta forma, um dos grandes focos é a fisioterapia respiratória, com o intuito de evitar complicações pulmonares.
Na fisioterapia respiratória, o principal objetivo é a reexpansão pulmonar, proporcionando aumento de volume corrente (maior quantidade de ar entrando nos pulmões), melhorando assim as trocas gasosas e a saturação periférica de oxigênio (oxigenação).
Já a fisioterapia motora tem como objetivo retirar o paciente o quanto antes do leito e com isso prevenir complicação como a trombose venosa profunda (TVP) e tromboembolismo pulmonar (TEP).
No pré-operatório são realizada 5 sessões favorecendo melhor desempenho da condição pulmonar, o que também facilitará a prática dos exercícios no pós-operatório.