Por que não consigo parar de comer?
Esse tipo de queixa chega no consultório frequentemente e, sempre que questionado, o paciente atribui a culpa à Sra. Ansiedade.
Você sabia que seu cérebro tem um sistema de compensação que muitas vezes é o responsável por não permitir com que você pare de se alimentar?
Quando realizamos atividades das quais gostamos temos um disparo de hormônios no cérebro e sentimos prazer. Essa sensação é memorizada nos estimulando a querer sempre mais e mais, ou seja, você não é “fraco” ou “sem força de vontade”. Na verdade existem fatores biológicos que colaboram para que você não consiga dizer “NÃO” e repita comportamentos inadequados inúmeras vezes, até o ponto de se fazer mal.
COMO CONTROLAR?
Na questão alimentar é importante que você saiba identificar quais são os alimentos mais sedutores e que fazem com que você tenha mais recaídas. Feito isso, o acompanhamento com Nutricionista e Psicólogo se faz importante, de modo que esses alimentos sejam inseridos em sua rotina em quantidades menores e de maneira mais assertiva.
Também é importante identificar com esses profissionais alimentos que sejam mais saudáveis e que também provoquem sensação de prazer. Realizando substituições o risco de recaídas será bem menor e a sensação de culpa e frustração que tanto atrapalham os seus objetivos também diminuirão.