Semana Mundial da Amamentação
Como sempre ressaltamos aqui na página, a obesidade é uma doença complexa, causada por diversos fatores, em sua grande maioria genéticos e comportamentais. Nesta semana, instituída como a Semana Mundial da Amamentação, quero falar sobre a importância do aleitamento materno na prevenção da obesidade.
Um estudo realizado em Munique (Alemanha), aponta que o aleitamento materno reduz em 20 a 25% o risco de obesidade na infância. Cada mês de aleitamento materno, está associado à redução de 4% no risco de desenvolvimento de excesso de peso. Deste modo, o desmame precoce e a introdução de alimentos inadequados na dieta dos pequenos são fatores relacionados à Obesidade Infantil, dando sequência à obesidade e suas comorbidades na fase adulta.
O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado que uma criança pode receber, uma vez que atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais da necessários para o desenvolvimento até os seis meses de vida. Além disso, o aleitamento colabora para a formação do sistema imunológico, fortalece vínculos afetivos e diminui o risco de alergias e intolerâncias alimentares.