Síndrome dos Ovários Policísticos
A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma doença caracterizada pelo aumento da produção de hormônios masculinos na mulher . Para ser diagnosticada é preciso que se tenham dois ou três sintomas combinados e que outras doenças sejam excluídas. Esses sintomas podem ser:
Hiperandrogenismo clínico (excesso de pelos , acne , alopécia) e/ou laboratorial (testosterona elevada );
Irregularidade menstrual ou anovulação;
Aumento do volume ovariano ou alteração em sua morfologia, com a presença de cistos.
Porém, apenas a imagem de cistos nos ovários não é diagnóstico da Síndrome. Outros sintomas comumente vistos são: aumento de peso, piora na resistência insulínica (RI) e problemas com a fertilidade. Valores mais elevados do percentual de gordura, adiposidade central (barriga), testosterona, glicose pós-prandial, insulina basal e pós-prandial, triglicerídeos, colesterol total e LDL colesterol também podem estar alterados.
TRATAMENTO
O tratamento consiste principalmente em mudança do estilo de vida com dieta e exercícios, visando melhora da resistência à insulina e, quando necessário, emagrecimento. Medicamentos, como anticoncepcionais orais com efeito anti-androgênico, também podem ser usados de forma segura, bem como tratamentos específicos para infertilidade e acne .
A paciente deve ser avaliada pelo especialista para que a abordagem terapêutica seja feita de forma individualizada e direcionada aos seus sintomas.