Você tem tomado remédios demais?
O dia de hoje é instituído como o Dia Nacional Sobre o Uso Racional de Medicamentos.
Nosso país é o maior comprador de remédios do mundo e, segundos dados da OMS, um dos países que mais pratica a automedicação também.
Propusemos um teste para que você reflita sobre a quantidade de medicamentos que tem usado no seu cotidiano:
1. Você carrega consigo algum analgésico e tem uma farmacinha em casa com medicamentos variados (sobras de antibióticos, remédios para azia, etc.) ?
2. Você faz uso contínuo de remédios, incluindo fitoterápicos, que não foram prescritos pelo médico?
3. Você toma algum medicamento que causa sonolência, como antialérgicos ou o famoso Dramin, para dormir?
4. Você faz uso de medicamentos para tratar dores ou incômodos que seriam diminuídos, ou que até mesmo desapareceriam, se você melhorasse sua alimentação ou praticasse exercício físico de forma regular?
5. Você já deu algum “jeitinho” de comprar medicamentos que só podem ser vendidos com a retenção da receita, sem prescrição?
Se você respondeu SIM para muitas dessas perguntas, pode ser que você tenha que repensar a quantidade de medicamentos que tem ingerido.
Queremos ressaltar que não há problema quando você faz uso de 5, 6 ou mais comprimidos por dia, quando prescritos pelo médico assistente, e em doses adequadas para tratar problemas de saúde. O que estamos querendo repensar é o uso indiscriminado de medicações, que pode acabar colocando em risco a sua saúde física e mental.