Comer rápido engorda?

 em alimentação

Comer rápido é bastante prejudicial à saúde.
A mastigação envolve a trituração do alimento em pequenos pedaços, o que é realizado pelos dentes. Ela mistura o alimento com a saliva, o que lhe dá uma consistência pastosa e, com isso, a digestão desses alimentos é facilitada, uma vez que chegam pré-digeridos ao estômago, evitando alguns transtornos frequentes como azia, má digestão, sonolência após as refeições e outros.

Ao comer rápido já comprometemos esta primeira, e fundamental, parte do processo digestório, fazendo com que o alimento demore mais tempo para ser digerido pelo estômago, o que, por sua vez, ocasiona sintomas como queimação, azia, refluxo e sensação de “estômago pesado”.

Outro ponto muito importante é que ao comer rapidamente, os sinais de saciedade emitidos para o cérebro demoram a chegar, permitindo uma ingesta maior de comida e, consequentemente, mais calorias, o que contribui com o ganho de peso.

É fundamental dedicarmos às nossas refeições tempo de qualidade, em um ambiente calmo e sem barulho, que nos permita concentração para mastigar de 20 a 30 vezes cada porção de alimento levada à boca.

Como ter uma mastigação adequada é primordial para o sucesso do tratamento de perda de peso, seja ele cirúrgico ou não, orientamos que todos os pacientes passem por uma avaliação fonoaudiológica, a fim de contribuir com uma melhora geral na qualidade de vida.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar